segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Alcaçuz, alcaçuz!

As termas eram um lugar bonito. Havia palmeiras e outras grandes árvores que eu não sabia que se chamavam plátanos e castanheiros-da-índia, jardins de roseiras perfumadas, melros e rouxinóis. Em cada esquina uma fonte, ou um repuxo, ou quase isso, lagos com cisnes e peixes vermelhos, água saudavelmente espumosa a saltitar sobre rochas de musgo sedoso, pontes de madeira e muros de pedra antigos prenhes de fetos e avencas deslumbrantes. E mais água. Sempre água a escorrer.
Velhos, sobretudo velhos, passeavam-se ao sol arrastando os malefícios do corpo e da idade, ou bebiam água na buvette, servida por uma senhora de bata branca, ou faziam ginástica na piscina de água morna, ou recebiam jactos frios no corpo, na coluna vertebral e nas coxas. A minha avó fez tudo isso e eu cheguei mesmo a beber aquela água com borbulhas que saía de torneiras doiradas, servida pela senhora da bata branca. Meia hora depois vomitei – gomitei – o corredor de azulejos asseados e todos os velhos que por ali passaram me fizeram uma festa no cabelo para me reconfortar. Coitadinho!... Outros deram-me um aperto afectuoso nas bochechas. E uma velha muito sorridente, que falava francês, que todos os dias me dizia várias vezes bonjourbooonjouuur – ofereceu-me um bombom de alcaçuz que parecia uma mangueira preta enrolada. Uma corda preta. Uma cobra preta. Enrolada. Preta.
Alcaçuz, alcaçuz, antes comer caracóis crus!
Eu detestava aquele sabor, nem sequer sabia o que era. Dava-me mais vómitos. Gómitos... Dava-me voltas ao estômago. Ao estôgamo... No entanto, mastiguei o bombom até ao fim, contrariado, porque a velha madame estava sempre ali por perto a olhar para mim e a lançar-me uns sorrisos que me intimidavam.
Alcaçuz, alcaçuz, antes lamber pus!

.

2 comentários:

  1. ahah muito bom! Parabéns pelas músicas que escolhes para colocar no blog! são todas boas!

    ResponderEliminar
  2. Gracias!
    Pena é que estão a cortá-las a eito devido a direitos autorais ou coisa que o valha. Já me levaram umas quantas.
    :(

    ResponderEliminar